Revista de Liturgia Edição 98 – Celebremos nossa Páscoa
R$5,00
CompararEstamos entrando na grande festa do Ano Litúrgico na qual as comunidades cristãs celebram o Mistério da Morte-Sepultura-Ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado. A festa da Páscoa, precedida por 5 semanas de preparação, se prolonga por cinquenta dias de alegria, culminando na festa de Pentecostes.
A vivência religiosa do povo pobre, carregou de maior sentido a Quaresma e a parte do Tríduo mais ligada à paixão e à sepultura do Senhor.
O povo, em seu sofrimento e miséria se identificou de modo especial com o servo sofredor, condenado à morte.
Por outro lado, as comunidades populares, nestes últimos 25 anos, têm descoberto, no reencontro com a Bíblia, lida e meditada a partir da realidade, que o nosso Deus é o Deus da libertação, que não quer nem a dor, nem a morte. Esta nova visão de Deus e de Salvação pede de nós um novo jeito de viver a fé, cujo centro é o mistério pascal de Cristo que morreu e ressuscitou para nos livrar de toda escravidão e pecado. À nossa fé — diz Santo Agostinho — é “crer que Ele está ressuscitado”.
É isso o que celebramos de modo mais intenso durante o Tríduo Pascal e durante os cinquenta dias de Páscoa.
Na Quaresma o Senhor nos convida a uma real mudança de atitude, a uma verdadeira passagem do pecado para a comunhão com Deus e o convívio dos irmãos e irmãs.
A Campanha da Fraternidade propõe neste ano que o nosso esforço comunitário de conversão, seja uma busca sincera de valorização e reconhecimento do papel da mulher em casa, na Igreja, na vida social… O seguimento de Jesus em seu deserto e em sua paixão empenha a todos nós, homens e mulheres, nesta luta pela dignidade que o Pai imprimiu na mulher que Ele criou igual ao homem desde o princípio.
Ano |
1990 |
---|---|
Mês |
Março ,Abril |
Tipo de Revista |
Digital |
SUMARIO
Editorial. Pag. 34
A Páscoa que celebramos,
Silde Coldebella. Pag. 35
Dia do Senhor — preparando a celebração,
Penha Carpanedo, Domingos Ormonde, Silde Coldebella. Pág. 38
Música ritual,
Ione Buyst. Pág. 61
Seqiiência da celebração da Palavra — tempo da Quaresma. Pág. 62
Seqiiência da celebração da Palavra — tempo pascal. Pág. 63
Do Rito ao Estilo — tradição litúrgica e inculturação,
Marcelo de Barros Souza. Pág. 64
Você precisa fazer logged in para enviar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.