Estamos em pleno tempo da páscoa, vivendo e celebrando a alegria que brota da ressurreição do Cristo e da presença dele, mesmo em meio às lutas e sofrimentos que fazem parte da nossa caminhada.
Neste ano convidamos vocês a vivermos este tempo bem dentro das comemorações dos 500 anos de nossa América Latina. Sobretudo durante a novena de Pentecostes, vamos intensificar a nossa oração pela assembléia dos bispos em São Domingos e invocar o Espírito Santo para que se realize em nossas Igrejas um novo Pentecostes. Oferecemos neste número pistas neste sentido.
Ainda nesta edição, o sentido da páscoa de cada semana que caracteriza o tempo comum. Este mistério de Morte-Ressurreição, que celebramos mais intensamente no tempo pascal, se faz presente em cada celebração litúrgica e, sobretudo, na celebração dominical das Comunidades. Reforçamos, a partir da prática das Igrejas na América Latina, o aspecto pascal de toda a nossa vida e do domingo, enquanto dia memorial da páscoa do Cristo e da nossa páscoa. Fazemos isso, não apenas refletindo sobre o sentido do domingo, mas explicitando os passos metodológicos necessários para preparar uma celebração levando em conta essa integração entre vida e liturgia. É importante que a vida entre na liturgia, não como tema de conscientização e reflexão, mas como fatos e situações que a comunidade conhece e vive, ligados Pao fato maior que é a Páscoa do Senhor.
Avaliações
Não há avaliações ainda.