O deserto e a transfiguração pascal de Jesus, voltam mais uma vez na memória litúrgica da Igreja, para fazer-nos lembrar que o mal está instalado no mundo, nas relações sociais, no coração humano… e que somos chamados a superar o mal pela permanente e renovada escolha de Deus e do seu projeto em defesa da vida.
A poluição e o desperdício das águas, a sua privatização e mercantilização que ameaçam o equilíbrio sustentável e a proteção da vida no planeta, é um sinal evidente do mal e da irresponsabilidade que chega a colocar em risco o bem mais precioso para sustentação da vida.
Neste ano, a CF propõe como exercício de conversão e como sinal de solidariedade, nossa participação nos movimentos em prol da conservação da água e de toda a natureza, na luta das populações do semi-árido por cisternas que garantam água limpa e boa, no empenho de seringueiros e populações ribeirinhas pela preservação e manejo dos lagos e rios. Cada pessoa pode oferecer a sua contribuição específica, participando de lutas especiais, mas também, no trabalho permanente de educação na família, na escola, no trabalho, nas Igrejas…
A celebração do sacramento da penitência, como expressão do íntimo desejo de retomar o caminho de Deus, pode ganhar dimensões bem concretas nesta quaresma, ajudando-nos a perceber o quanto nossos atos no pequeno espaço da nossa casa, podem repercutir na rede de relações que compõe o universo. Pode ser um momento forte de adesão a Jesus renovando nossa consagração a serviço do reino, cientes de que o ato de amor por pequeno que seja, torna o mundo um pouco melhor.
Nossa revista, nesta edição, fundamenta essa prática da Igreja de realizar com gestos e palavras, a confissão dos pecados, o propósito de retomar o caminho e a graça da misericórdia de Deus que nos concede o seu perdão e coloca em nós o espírito de seu Filho.
Avaliações
Não há avaliações ainda.