Celebrar em Casa

NOVENA DE PENTECOSTES – 2021

14 a 22 de maio 2021

A prática popular da novena de Pentecostes na última  é memória da oração perseverante dos apóstolos com Maria, mãe de Jesus, com outras mulheres discípulos e com os irmãos dele, à espera do Espírito Santo que Jesus havia prometido. A novena começa na sexta feira antes do domingo da ascensão, este ano nos dias 14 a 22 de maio. Além disso, aqui no Brasil, a novena de Pentecostes coincide com a semana de oração pela unidade dos cristãos, que começa no domingo da ascensão. 

Esta semana de invocação do Espírito e de oração pela unidade, é uma espécie de sacramento final da páscoa que nos impulsiona, na busca da unidade e da reconciliação entre nós, membros de uma mesma comunidade, mas também entre as Igrejas e as diversas religiões. Esta semana é constituída de oração em comum e também de exercício de conversão: gestos de comunhão, de tolerância e de perdão com os irmãos e irmãs que praticam a fé de maneira diferente da nossa.

Oferecemos para celebrar em casa, nove roteiros, com leitura, meditação e preces próprias para cada dia. Sempre considerando a possibilidade, da família ou grupo, escolher músicas conhecidas, seguem os áudios das músicas sugeridas no roteiro: duas alternativas de refrão da chegada, o hino, o salmo 68 e o Responso depois da leitura.

Roteiro: Penha Carpanedo, da Congregação Discípulas do Divino Mestre (Apostolado litúrgico), redatora da Revista de Liturgia, membro da Rede Celebra de animação litúrgica.

Baixe também os áudios que se encontram no roteiro da Novena de Pentecostes

Ó Divino vem te apossar da nação
Nós estamos aqui reunidos
A nós descei divina luz
Salmo 68
Responso Vem espírito de Deus

ASSINE JÁ A REVISTA DE LITURGIA!

A Revista de Liturgia é um serviço de formação litúrgica destinada ao povo de Deus, especialmente às pessoas que atuam na pastoral litúrgica e nos diversos ministérios dentro da celebração.

Traz artigos de excelente conteúdo e de fácil leitura, sobre diversos temas, sempre em sintonia com a pastoral litúrgica da Igreja no Brasil, em função da prática celebrativa das comunidade e da relação liturgia e catequese. 

Related Posts

Deixe uma resposta