Notícias

Preparação próxima do Natal

Os dias de 17 a 24 de dezembro visam de modo mais direto à preparação do Natal do Senhor (NALC, n. 42). Os ofícios e a Missa têm orações específicas para cada dia, mas pode haver  comemoração facultativa de algum santo.

As duas primeiras semanas do Advento, nossa atenção se voltava para a vinda gloriosa do Senhor no fim dos tempos. A partir do dia 17 de dezembro, lembrando a espera dos profetas e de Maria, mãe de Jesus, preparamos mais especialmente o Natal, quando celebramos a vinda do Senhor no mistério do seu nascimento e manifestação a todos os povos.

Assim, o tempo do Advento estabelece em nós um ritmo de espera marcado pela escuta da Palavra e pela alegria. Na comunhão com todos os povos e em sintonia com o universo em dores de parto à espera da redenção, gememos no íntimo, esperando a libertação do nosso corpo (cf. Rm. 8, 22-23), movidos pela ânsia que levava as antigas comunidades a invocarem: Maranatha! Vem, Senhor Jesus! (cf. Ap 22, 20).

A vivência popular destes dias, é marcada com a Novena do Natal. Nela se consagra os últimos dias do Advento à imediata preparação do Natal, tendo seu início dia 15. Celebrada especialmente nas famílias e nos grupos, em solidariedade com os doentes e com os mais pobres, atualiza o gesto de Maria em visita à sua prima Isabel (cf. Lc 1, 39-45).

Livro Ofício da Novena de Natal

 

 

Related Posts

Deixe uma resposta