Dia do Senhor

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA

12 de outubro de 2012

1. Aprofundando os textos bíblicos: Ester 5,1b-2-;7,2b-3; Salmo 45(44); Apocalipse 12,1.5.13a.15-16a; João 2,1-11
O relato das bodas em Caná da Galileia é o primeiro sinal realizado por Jesus. A imagem do casamento aparece na Bíblia, sobretudo para enfatizar a relação do amor de Deus com o povo (cf. Os 2,16-22). A expressão no terceiro dia continua a sequência de dias iniciada em Jo 1,29, e acentua que a manifestação da salvação de Deus já começou. Em Jesus, o Messias que oferece o vinho novo e celebra as núpcias com o povo, revela-se o início dos sinais. A hora de Jesus, isto é, sua crucificação/glorificação ainda não chegou. Maria, chamada de mulher como no Calvário, intercede o vinho que renova a aliança e proporciona a vida em plenitude. Ela crê na obra do Filho, como acreditará aos pés da cruz (19,25-27). Sua ação, como verdadeira discípula,
encaminha os serventes da festa para Jesus: Fazei tudo o que ele vos disser (v.5). A abundância de vinho é sinal da chegada dos tempos messiânicos (Is 25,6), que restauram e libertam o povo (Jr 31,4-5). Jesus é o vinho bom, que traz a alegria messiânica para transformar a vida na grande festa do Reino de Deus. A rainha Ester, na 1ª leitura, arrisca a própria vida para interceder em favor do povo. O Salmo é uma celebração de núpcias no palácio real. Na perspectiva cristã, foi aplicado a Cristo, o Rei Messias. Na 2ª leitura, a realeza da mulher provém do filho, que governa todas as nações com cetro de ferro (v.5).

2. Atualizando
Maria, com sua presença materna, não cessa de interceder junto a seu Filho, para que a humanidade alcance a vida em plenitude. Sustentados pela fé e graça do Senhor, possamos vencer as forças opressoras.

3. A palavra de Deus na celebração
Fazendo o que o Senhor nos mandou, nos reunimos para celebrar o memorial de sua entrega, na alegria do banquete da vida, partilhando o pão da Palavra e da Eucaristia. Com gratidão agradecemos ao Senhor por Maria, nossa Mãe Aparecida, companheira em nossa caminhada.

4. Dicas e sugestões
A imagem de Nossa Ssenhora Aparecida por ser levada em procissão, também por algumas crianças. No final dar uma bênção especial para as crianças.

Related Posts

Deixe uma resposta