Dia do Senhor

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR

13 de maio de 2018
1. Aprofundando os textos bíblicos: Atos 1,1-11; Salmo 47(46); Efésios 1,17-23; Marcos 16,15-20

O texto do evangelho é parte do Epílogo (16,9-20), o qual faz referência às aparições de Jesus ressuscitado narradas de forma mais detalhada nos outros Evangelhos. A experiência pascal transforma a aflição (16,10) e a incredulidade (16,11.13.14) em fé profunda, que torna as testemunhas do Ressuscitado aptas a continuar o projeto do reinado de Deus. Os discípulos, indo por todo mundo, proclamam o Evangelho a toda a criatura. Evangelho ou Boa Nova, Jesus Cristo, Filho de Deus (1,1), faz percorrer o caminho na fé e no compromisso batismal: Quem crer e for batizado será salvo. Em comunhão com Jesus, os discípulos continuam sua prática libertadora: expulsarão demônios em nome de Jesus; falarão novas línguas; serpentes e veneno não lhes farão mal; imporão as mãos sobre os enfermos, e estes ficarão curados. Jesus foi elevado para junto de Deus e participa de sua realeza sobre o universo. Os discípulos saíram a proclamar a Boa Nova por toda a parte e o Senhor, o Ressuscitado confirmava a Palavra pelos sinais que a acompanhavam. A leitura dos Atos motiva a não ficar parados olhando para o céu, mas a colaborar na edificação do Reino através do anúncio e testemunho do
Ressuscitado até os confins da terra. O salmo convida os povos todos do universo a louvar com júbilo o Senhor, o Altíssimo, cujo reinado espelha a santidade divina. A leitura aos Efésios apresenta Cristo ressuscitado no céu à direita do Pai, mas ao mesmo tempo na vida dos fiéis, agindo como cabeça da Igreja, constituída como seu corpo para unir os povos na fraternidade (2,11-22).

2. A palavra na vida
A presença do Ressuscitado conduz as comunidades cristãs a viver e anunciar a Boa Notícia da salvação. “A ascensão do Senhor Jesus já é nossa vitória. Exultantes de alegria pascal e fervorosa ação de graças, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória” (oração do dia).

3. A palavra na celebração 
Hoje celebramos a ascensão do Senhor, e a eucaristia nos faz perceber e saborear sua presença real entre
nos. Recebendo o corpo e sangue de Cristo, em comunhão, nos tornamos corpo de Cristo para testemunhar sua presença por onde andarmos.

Deixe uma resposta