O documento do Concílio Vaticano II sobre a liturgia lembrava
que “se houver em algumas regiões, principalmente nas
missões, povos que têm uma tradição musical própria, a qual
desempenha importante papel em sua vida religiosa e social, a esta
música se deve dar a devida estimação e o lugar conveniente, tanto
para lhes formar o senso religioso, quanto para adaptar o culto à sua
mentalidade” (SC 119).
Esta afirmação tem aberto um caminho surpreendente de
criatividade nesses últimos 30 anos. Houve uma criação maravilhosa
de música litúrgica divulgada pelos compositores nos cursos de canto
pastoral por todo o Brasil, enriquecida com as músicas emergentes
nas comunidades de base, músicas que nasceram com características
bem específicas, denominadas “cantos da caminhada”.
Nestas composições, deu-se importância à letra, partindo-se do fato
de que, na liturgia da igreja católica, as pessoas foram privadas de
palavras inteligíveis durante séculos. Muitos compositores souberam
buscar no poço das tradições bíblica e litúrgica das várias Igrejas e nas
tradições musicais da terra a fonte para suas aspirações, procurando
levar a sério o que recebemos como método: o cuidado de ligar à boa
letra uma música que lhe seja adequada… Temos bons exemplos desse
esforço entre compositores católicos e de outras confissões. Muitos
compositores, no entanto, por falta de uma formação litúrgica
adequada e por acreditaram que, para o povo participar, eram
necessárias melodias e palavras fáceis, fizeram muita coisa de pouca
qualidade, sem maiores preocupações com a função teológica e
espiritual da música na liturgia.
Ao lado dessas composições, há muitas outras, como, por exemplo, as
que são veiculadas pelo movimento carismático na igreja católica e
pelo movimento pentecostal de tradição evangélica. Nestas
composições o que se privilegia é a melodia e sua capacidade de
envolver a pessoa. Leva-se em conta, bem mais do que os conteúdos, a
dimensão afetiva da música, indo-se ao encontro da sensibilidade
atual das camadas populares que se empolgam com músicas de
caráter mais livre e gratuito.
Estamos diante de uma situação complexa, De um lado, é
fundamental que a música leve em conta a dimensão afetiva da fé,
que seja ritmada pela alegria, pelo encantamento e pelo prazer do
encontro, Mas como discernir entre uma música que seja expressão da
nossa cultura e as imposições que chegam até nós embrulhadas como
“mercadorias” de consumo? Como levar a sério os critérios ditados
pela sabedoria milenar que herdamos de nossos antepassados,
levando igualmente a sério uma sensibilidade e um gosto
aparentemente popular, que, muitas vezes, são fruto da manipulação
dos meios de comunicação?
Nossa Revista, continuando o assunto das duas edições anteriores,
sugere algumas reflexões e pistas concretas para a questão da música
na liturgia. Esperamos ser de utilidade para quem deseja organizar
melhor a pastoral da música em suas comunidades e dioceses.
Revista de Liturgia Edição 139 – Por que cantar na Liturgia? -3
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Não aplicável
Categorias: Assinatura Anual Digital, Revista de Liturgia Edições
Tags: apostolado liturgico, liturgia, PDDM, Penha Carpanedo, Revista de Liturgia
Descrição
Informação adicional
Ano |
1997 |
---|---|
Mês |
Janeiro, Fevereiro |
Tipo de Revista |
Digital |
SUMARIO
SUMARIO
Edição, Pag. 3
O perfume e o samba, Pag. 4
Para organizar um Hinário Litúrgico, Pag. 7
Dia do Senhor, Pag. 11
Responsos inculturados, Pag. 27
A evolução da Música Litúrgica no Brasil, Pag. 30
Décima semana da liturgia. Pag. 34
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