CELEBRAR EM CASA
Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
5º da Páscoa ano A

  1. ABERTURA
  • Quem preside canta, os demais repetem:
  • Verdadeiramente, ressurgiu Jesus, [bis]
    Cantemos aleluia, resplandece a luz. [bis]
  • Eis que um santo dia, para nós brilhou, [bis]
    Nele, o Senhor agiu, sem fim seu amor. [bis]
  • Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. [bis]
    Glória à Trindade santa, glória ao Deus bendito. [bis]
  1. SENTIDO DA CELEBRAÇÃO
    Neste 5º domingo da páscoa, renovemos nossa esperança na vida, com imensa gratidão ao Pai que nos deu o seu Filho como caminho.
  2. SALMO 33(32)
    Oremos com as palavras do salmo 33, nossa confiança no Senhor.
    Sobre nós venha, Senhor, a tua graça,
    da mesma forma que em ti nós esperamos!
    Pois reta é a palavra do Senhor
    e tudo que ele faz merece fé.
    Deus ama o direito e a justiça,
    transborda em toda a terra a sua graça.
    O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
    e que confiam, esperando, em seu amor,
    para, da morte, libertar as suas vidas
    e alimentá-las quando é tempo de penúria.
  • Oração silenciosa
  1. ORAÇÃO
    Deus de todos os povos, que enviaste teu Filho para nos conduzir a ti e fizeste de nós teus filhos e filhas, guarda-nos com carinho em teu amor para que, ressuscitados com Cristo, tenhamos verdadeira liberdade e vida em plenitude. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
  2. LEITURA DO EVANGELHO – João 14,1-12
  • Uma pessoa da casa faça pausadamente a leitura:
    Leitura do Evangelho segundo João.
    Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.
    ‘ Tomé disse a Jesus: ‘Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?’ Jesus respondeu: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes.’ Disse Felipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’ Jesus respondeu: ‘Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. Palavra da Salvação.
  1. MEDITAÇÃO
  • Quem preside lê o texto abaixo e abre para a partilha do grupo:
    O Evangelho deste 5º domingo do tempo pascal faz a gente voltar para as ultimas conversas que Jesus teve com os seus discípulos antes de morrer. Sentindo que a morte de Jesus se aproximava, em meio a perseguições, traições e negações, os discípulos estavam com muito medo.
    No momento de crise, desejamos do fundo do coração, uma palavra que aponte uma saída, que seja uma luz na escuridão. Jesus responde à aflição dos discípulos porque ele mesmo viveu esta experiência de perturbação em seu coração: Quando viu Maria chorar diante de Lázaro morto; e agora a aproximação de sua morte injusta e a traição de Judas.
    Os discípulos estão tristes por sentir a perda de Jesus e todo o projeto que eles abraçaram.
    Jesus é a humanidade de Deus. Ele é um homem profundamente injustiçado, mas de pé diante da morte injusta, não porque não tenha medo, ou porque negue o medo, mas porque se confia em Deus desde este lugar do medo. Por isso pode dizer aos discípulos: não fiquem perturbados.
    E com base na confiança que ele tem no Pai como humano, Jesus acrescenta: “Crede em Deus, crede também em mim”.
    Que significado tem crer em Jesus. Ter fé passo pelo encontro com Jesus, ter fé nele, invocar o seu nome (v. 13-14) e viver como ele, crer com a fé de Jesus, fazer as suas obras. Crer no Pai do lugar de Jesus, orar o Pai em nome de Jesus.
    Na liturgia e na espiritualidade cristã, impôs-se orar em nome de Jesus. Orando em seu nome, participamos da sua intimidade com o Pai, cremos no Pai com a fé de Jesus que o fez se encarnar em nossa humanidade. Desta maneira cada um de nós se torna o lugar da morada de Deus, à medida que se torna humano/a como Jesus. A casa de Deus está dentro de nós e da nossa casa.
  1. PRECES
    Invoquemos a Cristo, e confiemos a ele as nossas preces, dizendo: Lembra-te de nós.
  • Ó Cristo, porta e caminho que nos conduz a uma vida plenamente humana. Lembra-te de nós.
  • Ó Cristo, tenda do Pai, nos caminhos da humanidade desolada pela doença e pela violência.
    Lembra-te de nós.
  • Ó Cristo Verdade, fonte de toda sabedoria e discernimento, neste mundo com tantas desinformações.
    Lembra-te de nós.
  • Ó Cristo nossa vida, que estabelece morada em nós junto com o Pai. Lembra-te de nós.
  • Preces espontâneas…
  1. PAI NOSSO
    Oremos a oração que Jesus nos ensinou: Pai nosso…
  2. BÊNÇÃO
    O Deus da paz, que pela força do seu Espírito ressuscitou Jesus dentre os mortos, ressuscite-nos desde já para uma vida nova. A ele a glória e o louvor para sempre. Amém.
  • Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espirito Santo. Amém.
    ORAÇÃO À MESA
  • Estando todos/as em torno da mesa , canta-se o refrão:
    Vós sois o Caminho, a Verdade e a Vida,
    o pão da alegria, descido do céu.
    Quem preside faz a oração:
    Nós te louvamos Senhor Jesus, porque ressuscitado te manifestaste aos discípulos durante uma refeição. A nós que recebemos o dom da tua Palavra, concede-nos partilhar estes alimentos na alegria e em ação de graças; dá-nos um coração generoso para repartir o que somos e temos. A ti a glória pelos séculos. Amém.

Roteiro feito por: Penha Carpanedo, pddm. Desenho: Kelly de Oliveira, pddm

ASSINE A REVISTA DE LITURGIA!
A Revista de Liturgia é um serviço de formação litúrgica destinada ao povo de Deus, especialmente às pessoas que atuam na pastoral litúrgica e nos diversos ministérios dentro da celebração. Traz artigos de excelente conteúdo e de fácil leitura, sobre diversos temas, sempre em sintonia com a pastoral litúrgica da Igreja no Brasil, em função da prática celebrativa das comunidade e da relação liturgia e catequese.

Deixe um comentário