Notícias

A Semana de Liturgia 2018 já tem data definida

Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard

A 32ª Semana de Liturgia está prevista para 15 a 19 de outubro de 2018. O tema este ano é «A “Liturgia de Medellín”: memória, desafios e esperança».

Como todos os anos, o encontro acontecerá no Espaço Anhanguera (Centro Santa Fé). Rodovia Anhanguera km 25,5 São Paulo, SP.

Ainda não foi concluído o folder de divulgação e todas as informações práticas sobre valores de hospedagem ou do curso em si, mas a data já foi adiantada para que todos possam agendar sua participação.

 

Para mais informações: contato@centrodeliturgia.com.br

 

Sobre as Semanas de Liturgia
Elza Helena de Abreu

 

Início e Finalidade. Experiência e formação precisam caminhar juntas. Certamente esta é uma exigência fundamental para que padres e leigos possam responder com competência aos desafios da pastoral litúrgica da Igreja. A partir do tema “O hoje e o amanhã da liturgia na América Latina”, as Semanas de Liturgia acontecem desde 1987 com a finalidade de reunir participantes de todas as regiões do Brasil para pensar e responder aos desafios da formação litúrgica para os agentes de pastoral em todos os níveis, tanto paroquial como diocesano e regional.

 

Parceria e Preparação. As Semanas têm sido preparadas e realizadas pelos membros do Centro de Liturgia. A partir de 2011, por ocasião da 25ª Semana de Liturgia: Liturgia e Juventude, por uma proposta de formação mistagógica, foi reconhecida oficialmente a parceria com a Celebra, Rede de Animação Litúrgica, na preparação e realização das Semanas.

– A preparação de uma Semana começa logo que termina a Semana Anterior. A definição do tema e dos objetivos é o ponto de partida. Logo a seguir, realiza-se um levantamento de sugestões sobre a forma de proceder o estudo e os passos a serem dados para a concretização dos objetivos.

 

Metodologia. Servindo-se do caminho “ver-julgar-agir-celebrar”, a metodologia da Semana é participativa e construtora de conhecimentos em vista da prática litúrgico-pastoral. Ou seja, com acompanhamento de Assessores, a metodologia das Semanas de Liturgia visa à construção do conhecimento em mutirão, a partir de experiências concretas, em vista da continuidade da renovação e da inculturação da liturgia no Brasil. O termo mutirão expressa uma das características das Semanas, o trabalho feito comunitariamente, numa construção que envolve a todos.

 

Local e Certificação. Até o ano 2000, as Semanas foram realizadas na Faculdade Nossa Senhora da Assunção. A partir de 2001, acontecem no Centro Pastoral Santa Fé. Em 2009, os certificados passam a ser emitidos pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), campus Pio XI.

 

Destinatários. Agentes da pastoral litúrgica em geral; coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da pastoral litúrgica e da catequese; professores(as) de Liturgia e Sacramentos; bispos, presbíteros, diáconos e seminaristas.

 

Veja o histórico das Semanas de Liturgia. Clique aqui!

Deixe uma resposta