Celebrar em Casa

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR- 2021

As comunidades cristãs, depois da ressurreição de Jesus, passaram a se reunir nas casas. Reuniam-se a cada domingo, dia memorial da ressurreição do Senhor: recordavam as suas palavras e realizavam a ceia como sinal da sua presença.

Nestes tempos de isolamento, a nossa casa se tornou o único lugar seguro de reunião. Faz muito sentido, em vez de assistir a missa pela TV, reunir a família, escutar a Palavra, fazer uma prece, invocar uma bênção. É a liturgia na pequena Igreja da nossa casa: muito simples, mas essencial, capaz de garantir a presença de Jesus, que  prometeu: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio deles”.

Estamos voltando lá onde tudo começou. Jesus, como judeu, conhecia essa tradição de celebrar em família. Em sua vida publica muitas vezes, visitou as casas, conviveu com as pessoas, curou as que estavam doentes, sentou-se à mesa para comer. Depois de sua ressurreição, apareceu aos discípulos e fez refeições com eles.

Segue um roteiro com sugestões para celebrar em sua casa, este domingo da ascensão do Senhor. O roteiro impresso ou seguido no celular pode ser conduzido por uma pessoa da família. Começa com a abertura, seguida de um salmo, uma oração, a leitura do Evangelho, conversa e meditação da Palavra, preces, Pai nosso e bênção.  Por fim a oração de bênção para fazer à mesa, na hora da refeição.

Ainda neste tempo de pandemia, acolhendo as recomendações das autoridades civis e da área da saúde,  orientando os fiéis a permanecerem em suas casas e a evitar aglomeração, não vamos à comunidade para celebrar o Dia do Senhor, mas podemos celebrar na pequena Igreja da nossa casa, e nos alegrar com a presença de Jesus em nossa mesa.

Preparação para celebração

  1. Escolha em sua casa um local adequado com cadeiras em circulo para celebrar e rezar juntos;
  2. Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado;
  3. Coloque no centro a bíblia e uma vela;
  4. Convide as pessoas para se juntarem [mantendo a necessária distância]
  5. Alguém acende a vela  todos ficam em silêncio por algum tempo.
  6.  A pessoa que vai presidir, começa a celebração com os versos da abertura. 

Baixe os Roteiros Celebrativos e reze com sua família:

Baixe também os áudios que se encontram no roteiro DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR

Abertura
Salmo 47 Por entre aclamações Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta

ASSINE JÁ A REVISTA DE LITURGIA!

A Revista de Liturgia é um serviço de formação litúrgica destinada ao povo de Deus, especialmente às pessoas que atuam na pastoral litúrgica e nos diversos ministérios dentro da celebração.

Traz artigos de excelente conteúdo e de fácil leitura, sobre diversos temas, sempre em sintonia com a pastoral litúrgica da Igreja no Brasil, em função da prática celebrativa das comunidade e da relação liturgia e catequese. 

VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE E SE INSCREVA E FIQUE POR DENTRO DAS DICAS LITÚRGICAS

Related Posts

Deixe uma resposta