Oferecemos abaixo um subsídio elaborado para auxiliar quem prepara as celebrações litúrgicas dominicais. Além do aprofundamento dos textos bíblicos, indicamos também a sua relação com a vida e o mistério celebrado.
1. Aprofundando os textos bíblicos: Atos dos Apóstolos 6,1-7; Salmo 33(32); 1Pedro 2,4-9; João 14,1-12
O evangelho pertence aos discursos de despedida (13 a 17), que desembocam na hora de Jesus, sua morte e ressurreição. A fé e a esperança animam os discípulos que estavam perturbados e desorientados por causa da partida de Jesus. As perguntas de Tomé e Filipe são significativas, pois expressam a necessidade dos discípulos de escutar a resposta de Jesus que elas provocam. Jesus responde a Tomé, figura da comunidade, e se revela como “o Caminho, a Verdade e a Vida” (v.6). Jesus é o caminho que nos conduz ao Pai e quem permanece nele não tropeça. Ele é a verdade, a fidelidade plena de Deus manifestada ao ser humano, que infunde confiança e liberta do medo. Jesus é a vida em plenitude que a comunidade experimenta e testemunha mediante o amor e a solidariedade. A Filipe, que também representa a comunidade, Jesus responde revelando a união perfeita que há entre ele e o Pai. Por meio da vida de Jesus, de suas palavras e ações conhecemos e contemplamos o rosto do Pai. A obra de Jesus continua através da ação missionária e do testemunho de fé das discípulas e discípulos (v.12). A 1ª leitura destaca que os apóstolos dedicavam-se especialmente à pregação da Palavra e à oração. A comunidade escolheu outras pessoas, cheias de fé e do Espírito Santo, para exercer outros serviços, como a assistência às viúvas, símbolo dos pobres e excluídos. A 2ª leitura mostra a dignidade do novo povo de Deus com a imagem da Igreja como templo de Deus. Esse templo é construído com pedras vivas, os crentes, os batizados, sustentado pela pedra angular que é Cristo Jesus, rejeitado pelos construtores, mas escolhido pelo Pai.
2. Atualizando
Cristo é o caminho que nos conduz ao Pai, a verdade e a vida que plenifica o nosso ser. Confiantes, deixemos que o Senhor Jesus oriente nossa caminhada, como fizeram os primeiros cristãos. Pelo batismo participamos da vida nova em Cristo e nos tornamos raça escolhida, sacerdócio do Reino, nação santa e povo conquistado para proclamar as maravilhas da salvação. Como parte do sacerdócio comum dos batizados, recebemos a missão de transformar a sociedade, santificar o mundo por meio do amor e da solidariedade.
3. A palavra de Deus na celebração
Prosseguindo o caminho pascal nos encontramos hoje com o Senhor Jesus, caminho, a verdade e vida. Ele é a única via que nos leva ao Pai. É a pedra angular e fundamental de toda construção.
Jesus Cristo se ofereceu livremente e entregando sua vida sem reservas nos faz participantes do seu sacerdócio. Com Ele, por Ele e n’Ele nos tornamos pedras vivas, edifício espiritual, sacerdócio santo. Banhados n’Ele, somos pessoas novas e podemos oferecer ao Pai, o culto espiritual do louvor e da vida.
Sendo ouvintes assíduos e atentos da palavra da salvação, como raça escolhida, nação santa e povo conquistado por Deus podemos proclamar as obras maravilhosas daquele que nos chamou das trevas para a luz (1Pd 2,4-9).
COLABORE COM A REVISTA DE LITURGIA. ASSINE, RENOVE E DIVULGE A REVISTA!
https://revistadeliturgia.com.br/product/assinatura-anual-digital/
https://revistadeliturgia.com.br/product/assinatura-anual-impressa/