https://revistadeliturgia.com.br/product/assinatura-anual-digital/

https://revistadeliturgia.com.br/product/assinatura-anual-impressa/

COLABORE COM A REVISTA DE LITURGIA: ASSINE, RENOVE, DIVULGUE A REVISTA DE LITURGIA!

3º DOMINGO DO ADVENTO ANO A

15 de dezembro de 2019

Oferecemos abaixo um subsídio elaborado para auxiliar quem prepara as celebrações litúrgicas dominicais. Além do aprofundamento dos textos bíblicos, indicamos também a sua relação com a vida e o mistério celebrado.

Autoras:
Ir. Neusa Bresiani é Pia Discípula do Divino Mestre, tem especialização em liturgia, é membro da rede Celebra e contribui no serviço da formação litúrgica nas comunidades.
Ir. Helena Ghiggi é Pia Discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

1. Aprofundando os textos bíblicos: Isaías 35,1-6a.10; Salmo 146 (145); Tiago 5,7-10; Mateus 11,2-11
O evangelho mostra que a presença do Reino de Deus, nas palavras e ações de Jesus (4,12-11,1), suscita opções. Os enviados de João Batista, preso por causa da verdade (14,1-5), perguntam se Jesus é o Messias: És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar outro? João tinha uma expectativa messiânica voltada para o julgamento (3,12), mas Jesus acolhe os excluídos e oferece-lhes a salvação. A resposta é dada através das ações compassivas de Jesus, pois revelam a salvação messiânica anunciada em Is 35,5-6; 61,1-2. Jesus é o Messias enviado por Deus para manifestar a vida nova: Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam,os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é proclamada a Boa Nova. Essas obras são narradas em Mt 8 e 9 e impelem a abrir os olhos e os ouvidos, para reconhecer que Jesus é o verdadeiro Messias. É feliz quem acolhe a Boa Notícia, o novo modelo de evangelização proposto por Cristo. A ação profética de João Batista é testemunhada como apelo à conversão. Seu testemunho no deserto, sua firmeza na justiça e despojamento opõe-se ao caniço agitado pelo vento e à vida luxuosa nos palácios dos reis. João é mais que um profeta, porque é o mensageiro enviado por Deus, para preparar o caminho do Messias (Ml 3,1). Isaías conforta os exilados, que estão voltando da Babilônia, com uma mensagem de esperança: Coragem! Não tenhais medo! Deus vem para salvar! (1ª leitura). A ação de Deus conduz
o povo à libertação, como um novo êxodo. O salmo celebra a fidelidade eterna do Senhor e sua justiça em favor dos oprimidos.  A 2ª leitura convida a perseverar no caminho de espera do Senhor através de duas imagens: do agricultor que aguarda a colheita com paciência e cheio de esperança, na Palestina onde chove pouco; e dos profetas que anunciaram a palavra, no obstante as provações.

2. Atualizando
Este domingo da alegria “Gaudete” nos convida a alegrarmo-nos, pois a salvação anunciada aos cegos, surdos, aleijados e mudos se manifesta no Messias. Isaías e João Batista impelem a deixar-se conduzir pela ação de Deus, que transforma e gera vida nova.

Livro Dia do Senhor Natal ABC

3. A palavra de Deus na celebração
Neste domingo da alegria, Jesus se apresenta não como juiz, mas como aquele que vem manifestar a bondade e a ternura de Deus. Expressamos nossa alegria, porque a boa noticia da salvação é uma mensagem de libertação. Trata-se de uma alegria que exprime a certeza de que, apesar das dificuldades e contradições, o futuro da humanidade está sendo construído, na certeza da vitória de Cristo. Toda evangelização deve nos conduzir a libertação. Cujos sinais hoje se manifestam na defesa dos direitos dos pobres e excluídos.

4. Dicas e sugestões
Evitem enfeitar a Igreja com motivos natalinos durante o advento, usar enfeites Natalinos só no tempo do natal.

Deixe um comentário