https://revistadeliturgia.com.br/product/assinatura-anual-digital/
https://revistadeliturgia.com.br/product/assinatura-anual-impressa/
14 de julho de 2019
- Aprofundando os textos bíblicos: Deuteronômio 30,10-14; Salmo 69 (68); Colossenses 1,15-20; Lucas 10,25-37
O perito nas Escrituras é convidado a responder a própria pergunta que faz a Jesus: Que devo fazer para herdar a vida eterna? Ele reconhece o amor total a Deus (Dt 6,5) e o amor ao próximo (Lv 19,18) como exigências da palavra, para alcançar a vida plena. Então, Jesus afirma: Faze isso e viverás, pratique a caridade para participar da felicidade eterna. Mas, o doutor da Lei prossegue o diálogo com outra questão: Quem é o meu próximo?Jesus responde com a parábola exemplar do bom samaritano (10,30-37), onde indica o dever de tornar-se próximo de toda a pessoa necessitada.Um homem, talvez judeu, foi ferido gravemente e deixado à margem da estrada. Um sacerdote passou no local e também um levita, mas não socorreram o necessitado por medo de tornarem-se impuros para o culto, devido ao contato com o sangue. O samaritano, porém, moveu-se de compaixão, aproximou-se e cuidou dele até a recuperação (o vinho, fortemente alcoólico, e o óleo eram utilizados como elementos curativos). Ele, que era marginalizado por causa da raça miscigenada, aproximou-se com amor generoso. Deixou de lado as barreiras religiosas, culturais, sociais e manifestou ser próximo, membro da família de Deus, herdeiro da vida eterna. O próximo é aquele que usou de misericórdia com o homem ferido. Deus revelou sua compaixão e tornou-se próximo do ser humano para salvá-lo através do Filho Jesus. A vida eterna é conquistada fazendo a mesma coisa, agindo de forma compassiva. O livro da Lei, isto é, o Deuteronômio ensina que a palavra de Deus está perto, na boca e no coração para que possa ser cumprida (1ª leitura). Deus atende a prece dos que o buscam e o amam (salmo). A 2ª leitura é um hino cristológico primitivo, que celebra a soberania de Cristo em todo o universo. Todas as coisas foram criadas em Cristo, mas também reconciliadas mediante sua redenção.
- Atualizando
Próximo não é apenas o compatriota e o estrangeiro, que coopera e vive na comunidade. O samaritano excluído socorre a pessoa caída à beira da estrada. Quem ama e ajuda o próximo, seja ele quem for, serve e presta o verdadeiro culto a Deus.
- A palavra de Deus na celebração
Nesta celebração litúrgica entramos em relação com o Deus misericordioso e compassivo, através de Cristo, princípio e o primogênito, cabeça do corpo que a Igreja.
Saboreamos a palavra de Jesus que nos vivifica e cura as nossas feridas e nos retira do egoísmo e da auto-suficiência.
Celebrando hoje a páscoa de Jesus Cristo, ápice da compaixão e misericórdia para conosco – entrega da vida. Podemos apreender d’Ele, como também do bom samaritano uma atitude permanente de compaixão e misericórdia para com todos.
- Dicas e sugestões
Poderia ter uma bênção especial para os doentes: “Salvai-nos em vosso amor, / Senhor nosso Deus, / que sempre cercais de carinho as vossas criaturas; / erguei estes vossos filhos enfermos / e sustentai-os com a vossa força; / dai-lhes o remédio, / curai as fraquezas / a fim de que eles alcancem felizmente / o conforto que de vós esperam. Por Cristo, nosso Senhor. / Amém. (Ritual de Bênçãos, nº. 308).
Autoras:
Ir. Neusa Bresiani é Discípula do Divino Mestre, tem especialização em liturgia, é membro da rede Celebra e contribui no serviço da formação litúrgica nas comunidades.
Ir. Helena Ghiggi é Discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.