Autoras:

Ir. Neusa Bresiani é Pia Discípula do Divino Mestre, tem especialização em liturgia, é membro da rede Celebra e contribui
no serviço da formação litúrgica nas comunidades.
Ir. Helena Ghiggi é Pia Discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

Livro Celebrando o Dia Do Senhor – Celebrando a Páscoa

2º DOMINGO DA QUARESMA – ANO A

08 de Março de 2020

1. Aprofundando os textos bíblicos: Gênesis 12,1-4a; Salmo 33 (32); 2Timóteo 1,8b-10; Mateus 17,1-9
Continuando a nossa caminhada quaresmal, as leituras de hoje nos motivam a acolher o projeto de Deus revelado de modo especial em Jesus, o Filho amado. O evangelho pertence a uma parte narrativa de Mateus (13,53 a 17,27) e apresenta a transfiguração de Jesus. Revela Jesus como o novo Moisés, o Servo do Senhor, o profeta por meio do qual chega a nós o Reino de Deus. A expressão “seis dias depois” relembra a manifestação da presença de Deus no Sinai (Ex 24,16). Jesus sobe à montanha com Pedro, Tiago e João, três dos primeiros discípulos chamados, e manifesta o sentido de seu ministério salvífico. Diante deles, Jesus se transfigura, isto é, se transforma e revela sua glória antecipando sua vitória sobre a morte na cruz. As vestes brancas como a luz são uma alusão à ressurreição de Jesus (Mt 28,3). Os discípulos guardam a manifestação de Jesus em segredo até que “ressuscite dos mortos”. Eles ainda não haviam compreendido a missão de Jesus, o Servo do Senhor por excelência que entrega sua vida a serviço do Reino até a doação suprema na cruz. Moisés e Elias, que representam a Lei e os profetas respectivamente, testemunham que Jesus é o Messias esperado. O rosto resplandecente de Jesus e a nuvem luminosa simbolizam a presença de Deus. O Pai proclama que Jesus é o seu Filho amado. Essas palavras foram pronunciadas também no momento do batismo (Mt 3,17). A expressão nova “ouvi-o” (v.5) acentua a necessidade de acolher os ensinamentos de Jesus, seguir o seu projeto assumindo a própria cruz, a missão (Mt 16,24-26). A 1ª leitura apresenta o chamado de Deus a Abraão. Ele acolhe com fé e esperança as promessas do Senhor e assume uma missão em favor do povo. Torna-se bênção de Deus por meio do serviço e solidariedade ao próximo. Na 2ª leitura, Timóteo é motivado a exercer com fidelidade a missão recebida, testemunhando a exemplo de Paulo o amor de Deus manifestado por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Salvador.

 

Revista de Liturgia Ed 275 – A ação de Graças na Celebração dominical da Palavra

 

 

2. Atualizando
A transfiguração de Jesus ilumina sua caminhada para Jerusalém onde culmina a entrega de sua vida pela salvação. Neste tempo de quaresma, somos convidados a escutar o Filho amado do Pai, anunciando a Boa Nova do Reino. O exemplo de Abraão, que ouviu o chamado e partiu em busca da terra prometida, deve motivar o despojamento daquilo que nos impede de seguir o caminho do Senhor com fidelidade. Como discípulos de Cristo, a transfiguração fortalece a nossa fé e esperança na glória da cruz que vence a morte que ainda impera no mundo. Com o salmista esperamos no Senhor que nos cumula de misericórdia.

3. A palavra de Deus na celebração
A palavra do Senhor é reta, eficaz e eloquente. Ela se faz carne na pessoa de Jesus que revela a vontade do Pai.
Celebrando hoje o sacramento da páscoa de Jesus Cristo, anunciamos a sua morte e proclamamos a sua ressurreição; recebendo seu corpo glorioso, esperamos sua vinda e transfiguração de toda criatura à imagem da sua glória.

4. Dicas e sugestões
Hoje recebemos um convite todo particular para “escutar” profundamente o Filho amado. É bom fazer uns instantes de silêncio antes da proclamação das leituras. Os leitores e salmistas imbuídos da Palavra do Senhor tornam-se anunciadores da Boa Notícia, proclamando-a de todo o coração. (Outras sugestões vejam no Dia do Senhor: guia para as celebrações das comunidades, ciclo pascal ABC, p. 72-76).

Revista de Liturgia Ed 277 – A Palavra, uma possibilidade para a Igreja

Revista de Liturgia Ed 278 – Noite pascal, por todo o ano esperada

COLABOREM COM A REVISTA DE LITURGIA

ASSINE, RENOVE E DIVULGUE A REVISTA DE LITURGIA!!!

Assinatura Anual Digital

Assinatura Anual Impressa

Deixe um comentário